Pesquisar no site

Alianças - Novo testamento

12/12/2011 17:15

    Antes de ler esse artigo, leia Alianças - Antigo testamento, disponível em nosso site.

    As pessoas estavam se afastando de Deus, pois escolheram uma vida de leis e mais leis. Mas nosso Deus tem amor e compaixão por nós, então mandou “seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.

                Jesus veio ao mundo e, apesar de ser Deus, deixou sua glória e viveu como nós, teve sentimentos, ficou doente, divertiu-se e trabalhou. Jesus morreu na cruz para limpar-nos do pecado, Jesus acabou com a antiga aliança para estabelecer uma nova. Agora as pessoas não vivem apenas pelas leis, agora podemos ter intimidade com Deus, chegarmos a Ele e conversarmos, deitarmos em seu colo e descansar, tudo através de Jesus Cristo, a nova aliança, que é “o caminho, a verdade e a vida” – João 14:6.

                Como o Senhor disse à Paulo em 2Coríntios, “Minha graça te basta”. Deus não é um cara severo, que manda em tudo e castiga quem o desobedece, Deus quer que tenhamos intimidade com ele, que sejamos seus amigos e que obedeçamos por amor e não lei. Deus tem ciúmes por nós quando dedicamos nossa vida a outras coisas e não à Ele.

                As leis são para os pecadores, mas nós somos santos lutando contra o pecado, e a graça do pai nos basta. Devemos submeter-nos e sujeitar-nos à Deus, a palavra grega para isso é ὑπακούω (lê-se “hupakoúô”) que significa sujeitar, submeter, render, ouvir, obedecer, entregar. Essa palavra aparece várias vezes na versão original da bíblia, veja:

                 “E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” – Mateus 8:27

                Quando nós nos sujeitamos ao Pai, a lei sai de cena para dar lugar à graça. A palavra grega para isso é χαρις (lê-se charis) e quer dizer favor, generosidade. A graça de Deus é um favor que não merecemos, é a benefício que Deus dá sem nenhum custo para aqueles que estão sujeitos à Ele, . Benefício em grego é ὠφέλεια (lê-se Ôphéleia) e quer dizer ajuda, proveito, vantagem.

RECAPTULANDO: Devemos nos sujeitar à Deus para estarmos sobre à sua graça, que é um benefício sem custo.